terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Projeto: “Criança no trânsito”



Projeto retirado do site:
http://www.pedagogia.com.br/projetos/transito.php

Autoria: Anita Claudia G. Lemes
Projeto: Criança no Trânsito
Participantes: Alunos do Pré-escolar
Duração do projeto: Dez dias

Justificativa

Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família). Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.

Objetivos

A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.

Objetivos específicos

* Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
* Conhecer locais de risco para brincadeiras;
* Visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens;
* Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los;
* A criança como pedestre;
* Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.

Fundamentação teórica

É preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais. O aprendizado já na educação infantil faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.

Conteúdo programático

* Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;
* Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;
* Orientações sobre o espaço urbano;
* Observação do trajeto casa-escola e escola-casa;
* Meios de transporte: conhecer os meios de transporte, as diferenças de velocidade dos veículos nas ruas e estradas, os animais no transporte;
* Trabalho com massa de modelar: confecções de carros, animais, veículos e placas;
* Texto informativo sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas;
* Confecções de cartazes;
* Confecções de placas de sinais de trânsito;
* Entrevista com um agente de trânsito;
* Texto “Dispositivo de segurança para as crianças”;
* Conversa sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas;
* Reprodução por meio de desenhos e pintura do trajeto escola-casa e casa-escola;
* Confecção de um mural de notícias sobre o trânsito;
* Visitação a cidade escola de trânsito – Detranzinho.

Recursos utilizados

* Professores, crianças, agente de trânsito;
* Papéis variados;
* E.V.A;
* Cola e tesoura;
* Lápis de cor, canetinha e tinta guache;
* Massa de modelar;
* Cidade escola de trânsito – Detranzinho.

Avaliação

Será satisfatório se os alunos se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando seus conhecimentos sobre o assunto.

Referência
AGÊNCIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO DE CAMPO GRANDE – AGETRAN
Manual para Educadores de trânsito. Campo Grande/MS, 2005
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA – SESAU
Amigo do Trânsito e da Saúde. Campo Grande/MS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – ENAP
Curso Elaboração de Projetos. Campo Grande/MS, 2008

www.educaçãotransito.pr.gov.br
www.pedagogia.com.br
www.canalkids.com.br

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