quarta-feira, 31 de março de 2010

DICAS PARA FAZER UM PLANO DE AULA




Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:
• Conhecimento - Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão - Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação - Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise - Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese - Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação - Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou - 5)

COMPETÊNCIAS - Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou - 3)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.


METODOLOGIA - Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).

AÇÃO DIDÁTICA - Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou - 3) Exemplo:

Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento

HABILIDADES - O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.

AVALIAÇÃO - Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR - CANTA. (+ ou - 3)

BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.

Dica: Tatiane Almeida


SUGESTÃO DE DISCOS
Catálogo de resenhas de filmes
http://cenp.edunet.sp.gov.br/Letra_e_vida/filmes_completo.pdf


http://www.4shared.com/dir/585332/ee2737b1/magna.html


http://andreamariano.4shared.com/


http://www.4shared.com/dir/1725170/a4f24e2d/sharing.html Senha: professor


http://www.4shared.com/dir/2399022/a1366751/sharing.html Senha: marcos


http://www.4shared.com/dir/1423013/c99cff54/sharing.html Senha: professora


http://professoravera2.4shared.com


http://professoravera3.4shared.com


http://meyreday.4shared.com/


http://picasaweb.google.com/celindona


http://picasaweb.google.it/srtavickyta

***Baixar fontes***

Como instalar a fonte em seu computador? É fácil, vá em "meu computador", depois em "Diretório C" ou apenas "C", depois clique na pasta "Windows" e na pasta "Fonts". Copie a fonte e cole dento desta pasta. Assim que vc reabrir o Office Word, ela já será listada. Se for necessário, reinicie a máquina.


cursiva pontilhada

A fonte cursiva pontilhada com setas é extremamente útil às crianças que ainda estão começando a treinar os movimentos finos. Ela indica, com as setinhas, a direção do traçado.

cursiva pontilhada com setas
http://www.4shared.com/file/123800685/e03e29eb/cursiva_pontilhado_com_setas.html


Fonte cursiva
http://www.4shared.com/file/95378179/dad274fc/Maria_lucia.html

***Incentivos para agenda***













***Jogos de alfabetização***










***Bordas***





para meus alunos na PÁSCOA!!!